Existem vários motivos para buscar uma consulta psiquiátrica, desde o enfrentamento de doenças mentais como bipolaridade e depressão, até pela busca natural pelo bem-estar. O médico/a psiquiatra, quem conduz a consulta, é um especialista que trabalha no estudo, prevenção, diagnostico e tratamento de transtornos mentais.
Ele se baseia em sua formação médica e em conhecimentos biológicos, psicológicos e sociais. Além disso, muitos psiquiatras também têm formações em diferentes linhas de psicoterapia como psicanálise ou a teoria cognitivo comportamental (TCC). Assim, eles estão equipados para lidar com diferentes aflições da vida, desde as mais até leves até as mais graves.
Buscar um psiquiatra é primeiro passo para entender melhor seus problemas e encontrar os caminhos possíveis para encontrar a saúde mental, bem-estar e uma melhor qualidade de vida.
Na Audeamus, acreditamos que a saúde mental está relacionada a um conjunto de fatores que vão além da ausência ou presença de doenças mentais. Ela também está atrelada ao nosso bem estar emocional e como preservá-lo no nosso cotidiano. A saúde mental compõe à manutenção das funções orgânicas.
Nesse sentido, conceber uma atenção especial para ela é fundamental para que os indivíduos tenham a capacidade necessária de executar suas habilidades pessoais e profissionais.
Se deparar com sentimentos como raiva, ansiedade, tristeza, uma leve dor no peito, ou frustração é comum. Porém, quando uma ou mais delas encontram-se em excesso, nesses casos, é importante contar com a ajuda de um profissional como psicólogo/a ou médico/a psiquiatra.
Portanto, podemos concluir que a saúde mental é um componente fundamental da qualidade de vida de uma pessoa, assegurando aos sujeitos o amplo exercício de seus direitos sociais e de cidadania. Disso se dá a importância de zelar por ela e prevenir transtornos mentais, promovendo para as pessoas afetadas ajuda profissional adequada e de qualidade.
Dentro da Audeamus, contamos com psiquiatras de experiência extensa e formação de excelência. Para conhecer um de nossos profissionais e entender um pouco mais sobre o seu caso, entre em contato com nossa equipe aqui.
A qualidade de vida está muito associada com a saúde integral de uma pessoa, porém, ela não é o único indicativo para definir esse conceito. Podemos associar a qualidade de vida também, com fatores ligados à autoestima e ao bem-estar pessoal, que engloba aspectos como: o estado emocional, os níveis socioeconômicos e de interações sociais, o autocuidado, o suporte familiar, o funcionamento do corpo, dentre outros fatores.
Com todos esses aspectos, é fácil descuidar algumas áreas da vida e acabar com uma qualidade de vida reduzida. Muitas vezes, notar onde está o problema, ou o que está faltando é o maior desafio, por isso, contar com um profissional especializado pode ser extremamente útil.
Um dos principais diferenciais entre um psiquiatra e um psicólogo é a capacidade do psiquiatra receitar medicamentos. O uso de medicamentos psiquiátricos ou psicotrópicos são grupos de substâncias químicas que trabalham no sistema nervoso central. A psiquiatria é a especialidade médica indicada para a prescrição desses medicamentos, que é feita pelo médico/a psiquiatra, tendo como objetivo principal dar mais qualidade de vida para os indivíduos que estão acometidos por algum adoecimento mental.
Procurar ajuda médica especializada, como por exemplo, um instituto de psiquiatria, é muito importante para receber um diagnóstico correto e paralelamente a isso ser medicado com o fármaco mais adequado para o diagnóstico do paciente, pois essa escolha leva em consideração uma variedade de fatores particulares, como história pessoal do paciente, idade, patologias físicas, histórico de doenças e resposta a uso de medicamentos feito anteriormente.
A prescrição de medicamentos pode ser feita pelo/a médico/a psiquiatra na primeira consulta com o paciente, no qual ele/a pode inclusive solicitar exames caso julgue ser necessário. O uso de medicamentos por ser especialmente útil para pacientes enfrentamento dificuldades de funcionar normalmente seja no trabalho ou em casa. Assim, os medicamentos podem ajudar o paciente a dar início a um tratamento que também melhore as origens da aflição mental.
Entre em contato com nossa equipe e marque uma consulta com um de nossos psiquiatras especializados aqui.
Surto psicótico é definido como um estado agudo de sofrimento psicológico no qual a pessoa…
Esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que se define principalmente por um conjunto de sinais e…
Desde o primeiro dia de aula, nossos alunos são convidados a participar do grupo terapêutico…
Síndrome do pânico é uma doença de ordem mental que desencadeia ataques de pânico e…
Considerada uma condição de grande complexidade, este transtorno atinge a saúde mental e gera, dentre…
Este treinamento de habilidades faz parte da Terapia Dialética Comportamental e tem a sua efetividade…